Quais as principais tendências para o mercado de nuvem que a pandemia trouxe?
A pandemia do COVID-19 mudou a forma como as organizações trabalham e operam. O aumento do volume de funcionários trabalhando em casa e usando serviços de conferência e colaboração sobrecarregou os serviços de suporte de back-end e aumentou o tráfego nas redes que conectam os usuários a esses serviços. Somente os provedores com arquitetura robusta e que oferecem uma experiência ininterrupta ao cliente são capazes de gerenciar o aumento da carga.
Mas, é preciso entender as ameaças, oportunidades e eventos que ocorrem como resultado da pandemia. Os negócios que se tornaram digitais e se adaptam ao ‘novo normal ‘provavelmente sairão da crise da Covid-19 em melhor posição para ter sucesso.
Os gastos com nuvem aumentaram 37%, para US $ 29 bilhões durante o primeiro trimestre de 2020
Para começar, a computação em nuvem provavelmente continuará sendo a base das empresas líderes. Para dar uma olhada rápida, os gastos com nuvem cresceram 37% no próprio primeiro trimestre de 2020 – dando início a uma nova era de digitalização em que as empresas consideram a computação em nuvem a forma mais robusta de superar o desafio da Covid-19. Mesmo com os gastos totais com TI caindo 8%, o mercado de nuvem cresceu substancialmente.
Pensando nisso, aqui estão três tendências principais na era pós-Covid:
Aumento da preferência por OpEx em relação aos modelos de custo CapEx
Hoje, start-ups e empresas estão buscando inteligência para implantar modelos de custos flexíveis, especialmente aqueles em serviços pré-pagos. Como esperado, o debate sobre as soluções OpEx versus CapEx mais uma vez se intensificou.
Na busca pela normalização, o custeio controlado é o primeiro passo. Com o OpEx, as empresas podem obter o total de seus parâmetros de custo enquanto alcançam escalabilidade com produtos e serviços. A PwC, em sua última pesquisa, descobriu que 75% dos tomadores de decisões financeiras usam modelagem de custo OpEx e estão adiando o CapEx por pelo menos mais um ano.
Ecossistemas de nuvem garantem total flexibilidade e escalabilidade no desenvolvimento e gerenciamento de processos corporativos importantes. Usando OpEx como modelo de custo e nuvem como modelo de implantação, as empresas podem:
- Obter instalações mais rápidas, atualizações e flexibilidade sob demanda. Dado o menor tempo de aprovação no OpEx, as empresas podem aproveitar atualizações frequentes de produtos.
- Os sistemas em nuvem significam complicações insignificantes de manutenção e visitas ao local. O modelo OpEx permite buscar serviços de hospedagem em nuvem que cobrem infraestrutura de rede ininterrupta e segurança de nível empresarial.
Portanto, sistemas de nuvem híbrida apoiados por modelos de custo OpEx definirão a narrativa para armazenamento e monitoramento de dados.
Aumento de nuvens nativas – conteinerização e computação sem servidor
Para se recuperar da ressaca da pandemia, os MSPs – Provedores de Serviços Gerenciados, melhoram seu quociente de Experiência do Cliente (CX) enquanto mantêm os custos sob controle; exatamente o que a computação em nuvem nativa oferece. As tecnologias nativas de nuvem por meio da conteinerização fortalecem as estratégias de transformação digital para empresas de todo o espectro. O Microsoft Azure, por exemplo, levantou bandeira verde, pelo menos 60% dos provedores de serviços oferecerão conteinerização em plataformas de nuvem pública.
Em sua essência, os repositórios de gerenciamento de contêineres realizam o transporte da carga de trabalho entre vários setores, como local, borda e nuvem. Posteriormente, plataformas como o Kubernetes, que diminuem a complexidade no gerenciamento de contêineres, devem ganhar aceitação explosiva em 2021-2022. Além disso, a computação sem servidor, que estava entre os cinco principais serviços de nuvem Platform-as-a-Service (PaaS) em 2020, ainda deve ser um paradigma preferido para desenvolvimentos em várias nuvens.
Computação de ponta ganhando vantagem
Para simplificar, a computação de ponta aproxima o armazenamento e o processamento da localização geográfica do consumo de dados. Além de garantir tempos de resposta mais rápidos, ele economiza largura de banda (e infraestrutura) ao mesmo tempo em que capacita os provedores de serviço a atender seus clientes localmente.
Não há dúvida de que a computação Edge ficará mais forte. Os provedores de serviços em nuvem farão experiências com novos modelos de negócios além dos enormes data centers e do controle central de nuvens públicas. No entanto, ainda busca a inovação da computação em nuvens tradicionais, ao mesmo tempo em que aumenta a agilidade dos negócios. A computação de ponta permite que as empresas improvisem com base em suas análises em tempo real e tomem decisões de negócios mais inteligentes. Como a análise preditiva em CRM e outras verticais de ERP está crescendo, a computação de ponta terá um papel maior no processo.
De acordo com a pesquisa da IDC, até 2024 25% das organizações estarão ansiosas para usar casos que integrem dados de ponta com aplicativos já hospedados na nuvem. Também veremos uma série de parcerias entre a nuvem tradicional e os provedores de serviços de computação de ponta. Além disso, os provedores de serviços de telecomunicações terão um papel fundamental na condução desses ecossistemas híbridos.
No futuro, os dispositivos e aplicativos mais próximos da localização do consumidor terão um papel importante na estrutura mais ampla da Internet das Coisas (IoT) e nos modelos de nuvem híbrida.
Novas tecnologias apresentam oportunidades
A nuvem já era uma força dominante. A pandemia só provou que a maioria dos processos corporativos podem ser gerenciados remotamente se a implementação certa na nuvem os apoiar. Investimentos com a computação em nuvem devem representar 14,2% do mercado de tecnologia da informação até 2024. As indústrias, por exemplo, estão voltando seus investimentos para ambientes de multi-cloud, com requisitos de infraestrutura a serem implantados em vários modelos.
Independentemente do setor, é necessário ter parceiros empresariais e especialistas em cloud. O armazenamento em nuvem traz mais economia, segurança e redução de custos para as empresas.
Então, quer saber mais sobre cloud computing? Entre em contato com a Maximiza e comece a reduzir seus custos hoje mesmo!