Qual a importância do treinamento para equipes de TI?
Em pesquisa realizada pelo Computer Tecnology Industry Association (CompTIA) foi revelado que 8 em cada 10 gestores de TI percebem deficit de competências em seus funcionários e setores.
Confira o post que preparamos e saiba mais sobre a importância do treinamento para equipes de TI e por que esses profissionais precisam de aprimoramento constante para se tornarem um diferencial estratégico dentro da empresa!
Qual é o prejuízo de uma equipe desatualizada?
Imagine a seguinte situação: seu funcionário de TI é chamado para resolver um problema não tão complexo em relação ao software da empresa. Chegando lá, ele se depara com uma tecnologia nova, com a qual ele tem pouca ou nenhuma experiência, e não consegue resolver a questão.
Isso causará baixa credibilidade do setor para o funcionário solicitante, além de um dano para a autoestima de seu funcionário, que já não aguenta mais procurar tutoriais ou fóruns que só ensinam a técnica, mas não dão nenhum embasamento teórico.
Habilidades importantes como estrutura, servidores, armazenamento, segurança, suporte, e até mesmo, design defasados acabam por prejudicar o atendimento ao cliente, produtividade, segurança, inovação. Isso congela sua empresa frente as concorrentes no segmento.
Quais são os resultados para quem investe em treinamento para equipes de TI?
O treinamento de equipes de TI deve sempre ser encarado como um investimento. Seminários e cursos aumentam os conhecimentos dos funcionários e reduzem os erros e gastos para repará-los. Além disso, o desgaste pessoal também é poupado, pois empresas que têm um departamento de TI, geralmente têm vários outros setores e, as atividades são feitas em cadeia.
Quando um deles não funciona, o restante também sofre prejuízos. Outra questão é o fato de que muitas empresas, pela falta de gestores que se preocupam com a capacitação constante de seus funcionários, acabam recorrendo à terceirização do serviço.
O que seu funcionário e você vão aprender?
Um bom treinamento irá lhe capacitar para a gestão de projetos e também de pessoas. Nele você aprende sobre a importância da automação de processos, profissionalismo, inovação no serviço, analytics e, claro, conhecimentos sobre as novas ferramentas do mercado como o armazenamento em nuvem (que tem sido cada vez mais importante frente à vida útil de equipamentos).
Um funcionário bem capacitado sabe reconhecer o investimento que foi feito em sua formação, o que fará ele pensar duas vezes antes de sair da sua empresa, o que vai aumentar a retenção de talentos.
Como começar?
Um bom gestor entende a importância do treinamento para equipes de TI, só que muitas vezes, acaba limitado pela falta de recursos. Uma boa alternativa é a utilização de ferramentas e softwares que ajudam no planejamento de ações e projetos com baixo custo.
Um software que faz isso é o Machine Learning, que constrói modelos analíticos de forma automatizada com os dados coletados sobre suas demandas e negócios. Em seguida, ele “descobre” ideias ajudando o gestor a tomar decisões e inovar cada vez mais, com resultados além de satisfatórios. Isso tudo aliado a custos baixos de instalação e com assistência técnica.
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