Covid-19: Como higienizar seu smartphone e eletrônicos da forma correta
Celulares são tocados em média, 2.600 vezes por dia, segundo estudos. E apesar do álcool em gel ser importante para a limpeza das mãos em tempos do Coronavírus (Covid-19), a substância não é a mais indicada para higienizar smartphones ou outros aparelhos eletrônicos (tablets, teclados, computadores, etc).
O ideal é utilizar álcool isopropílico 70% — vendido em lojas de eletrônicos — ou panos macios umedecidos em solução de água e sabão. O motivo é que a estrutura química dessas substâncias dificulta a oxidação das peças. O álcool gel, neste caso, não deve ser utilizado devido ao risco de danificar a tela e outros componentes dos aparelhos. Mas como limpar os aparelhos eletrônicos e smartphones de forma correta para eliminar vírus e bactérias? Confira o passo-a-passo:
COMO HIGIENIZAR SMARTPHONES E ELETRÔNICOS DE FORMA CORRETA
- Desligue o aparelho e desconecte ele de qualquer tipo de dispositivos, alimentação externas, fios e cabos;
- Retire capas protetoras (que devem ser higienizadas separadamente);
- Pegue um pano macio que não deixe fiapos, como flanelas ou iguais aos usados para limpar lentes de câmeras;
- Umedeça o tecido em álcool isopropílico 70% (específico para produtos eletrônicos – pode ser encontrado em lojas online) e tenha cuidado com o exagero da quantidade aplicada;
- Passe a solução sem esfregar na tela e parte de trás do aparelho, evitando as aberturas como saída de alto-falantes e de carregadores – não deixe entrar umidade nas aberturas;
- Evite limpar o aparelho em excesso, pois podem ocorrer danos;
- Não use spray aerossol, água sanitária, abrasivos e não borrife outros produtos de limpeza diretamente no item;
A higienização do aparelho deve ocorrer pelo menos uma ou duas vezes ao dia.
Depois disso, não esqueça das suas mãos. A lavagem frequente das mãos é a principal recomendação para se prevenir. Lave com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez (ou use um desinfetante para as mãos à base de álcool – no entanto, deve ser considerada essa opção, somente para ocasiões em que não é possível lavar as mãos com água e sabão).
Para mais dicas e novidades, curiosidades sobre TI, siga a Maximiza no Twitter, Facebook, LinkedIn e Instagram!