5 maneiras de usar IA para potencializar sua PME

Carol More Carol More
5 maneiras de usar IA para potencializar sua PME

Grande porcentagem das pequenas empresas (PME) que utilizam ferramentas de IA vêem melhorias na eficiência, rentabilidade e competitividade;

Um recente estudo trouxe uma visão interessante sobre as pequenas e médias empresas em relação a adoção digital. O investimento em tecnologia mostrou melhorias no desempenho das PMEs, além de contribuir para um crescimento mais rápido.

Ao considerar o impacto da IA ​​nestes negócios, fica ainda mais claro que a ferramenta é particularmente útil para otimizar o fluxo de trabalho, aprimorar a criatividade, a produtividade, as habilidades dos usuários e possibilita a inovação. O retorno do investimento em IA para as PMEs é substancial em termos de tempo e dinheiro.

Por que a IA é importante neste cenário?

Um relatório do SBEC Concil constatou que grande porcentagem das pequenas empresas que usam ferramentas de IA vêem melhorias na eficiência, rentabilidade e competitividade. 93% dos proprietários de PMEs concordaram que a IA gera poupança, economizando centenas de bilhões de dólares anualmente.

Como a IA aprende com os dados que recebe para potencializar continuamente o desempenho de seus resultados, as pequenas empresas conseguem “fazer muitas coisas sem contratar muitas pessoas”. Ao executar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, permite às PMEs turbinar os negócios

>Como preparar sua pequena empresa para o sucesso da IA

5 maneiras pelas quais a IA pode ajudar sua PME

Como a IA generativa provou ser versátil em vários setores, vamos explorar 5 maneiras do modelo transformar as operações:

  1. Atendimento ao cliente;
  2. Produtividade dos funcionários;
  3. Eficiência para o Marketing;
  4. Fortes insights baseados em dados;
  5. Criação de conteúdo;

1. Melhorias no atendimento ao cliente

Grande parte do trabalho de atendimento ao cliente é responder a perguntas repetitivas e diretas, o que consome um tempo valioso. Neste cenário, o uso da IA pode ser revolucionário por automatizar consultas e atendimentos rotineiros, liberando atendentes ou proprietários para se concentrarem em outras tarefas e inovações.

Ao automatizar as respostas, a ferramenta pode aumentar significativamente a eficiência, a satisfação e a fidelidade dos clientes, oferecer recomendações e suporte personalizado, reduzindo o tempo de espera, mesmo durante horários de pico. É possível também treinar IA para emular o tom e a voz de sua empresa, mantendo consistência da marca e uma experiência coesa e visivelmente melhor em comparação aos chatbots mais antigos. 

2. Aumentando a produtividade dos funcionários 

Para pequenas empresas, a IA oferece um auxílio versátil à produtividade, aplicável a todos os tipos de funções e departamentos. Assim como no atendimento ao cliente, reduz tarefas repetitivas e demoradas para que os funcionários possam redirecionar seu trabalho para projetos mais complexos ou que exigem criatividade, pensamento estratégico e toque humano. Veja alguns exemplos:

  • Simplifica o trabalho administrativo, incluindo entrada de dados, organização de arquivos, agendamento de compromissos, gerenciamento de documentos e controle de despesas; 
  • Melhora o gerenciamento do tempo, analisa padrões de trabalho e sugere listas de tarefas priorizadas;
  • Acompanha rapidamente as reuniões que você perdeu, fornece resumos da gravação com os pontos principais e conclusões;
  • Fornece treinamento e desenvolvimento profissional aos funcionários por meio de programas personalizados que levam em consideração estilos e preferências de aprendizagem individuais;
  • Facilita a comunicação, seja ao escrever um e-mail importante ou resumir longos bate-papos e conversas; 

A IA ​​vai além da utilidade para os funcionários – aumenta a produtividade e contribui para o crescimento geral dos negócios. 

3. Mais eficiência para o Marketing

Para o Marketing em uma pequena empresa, a IA é uma maneira poderosa de elevar sua comunicação a um próximo nível. Por meio de algoritmos avançados e análises de dados, é possível otimizar diferentes partes do processo. Aqui estão vários exemplos:

  • CX personalizado: a IA pode aproveitar dados dos clientes existentes para criar campanhas de marketing personalizadas e direcionadas. Ao compreender as preferências e comportamentos individuais, fornece conteúdo relevante, levando a maiores taxas de engajamento e conversão; 
  • Análise preditiva: analisa tendências futuras e comportamentos do consumidor ao extrair dados de seu histórico. Isso permite tomar decisões baseadas em dados, otimizar campanhas e alocar recursos de maneira adequada, melhorando o impacto geral e resultados; 
  • Pontuação e qualificação de leads: ao automatizar a pontuação e a qualificação de leads com base em interações e comportamentos anteriores do cliente, garante prioridade aos leads de maneira mais eficiente, concentrando esforços em clientes potenciais com maior potencial de conversão;
  • Estratégias de preços mais bem informadas: para pequenas empresas, a IA pode otimizar estratégias de preços ao analisar tendências de mercado, preços de concorrentes e comportamentos de clientes. Assim, você terá as informações necessárias para precificar produtos de forma competitiva e alinhada à demanda do mercado;
  • Gerenciamento de mídias sociais. As ferramentas podem ajudar no gerenciamento e agendamento de postagens nas redes sociais, na análise de métricas de engajamento e na identificação dos horários ideais para postar, mantendo uma presença on-line ativa e, ao mesmo tempo, maximizando o efeito de campanhas nas redes sociais;
  • Direcionamento de anúncios: a IA aprimora a segmentação de anúncios ao analisar dados de público e encontrar segmentos mais relevantes. Algoritmos orientados por IA também podem melhorar as campanhas publicitárias em tempo real, ajustando lances e canais para maximizar o ROI;
  • Automação de e-mail marketing: automatizar o processo de e-mail possibilita segmentar públicos com conteúdo personalizado e mais rapidez. Por sua vez, o processo geral da equipe fica simplificado, permitindo que os funcionários se concentrem em outras estratégias;
  • Análise da jornada do cliente: desde o conhecimento inicial do seu produto ou serviço até a conversão de consumidores em clientes, a IA para pequenas empresas é excelente para analisar toda a jornada de compra. E com sugestões para áreas que poderiam ser melhoradas, os profissionais de marketing podem refinar as estratégias ao criar uma CX mais suave e eficaz. 

4. Fortalecendo insights baseados em dados

Uma análise de dados tradicional pode envolver muitas horas gastas. Com uso da inteligência artificial, PMEs conseguem reduzir drasticamente este tempo, concentrando-se nas próximas etapas estratégicas com base nos insights fornecidos.

  • Análise de sentimentos: use IA para analisar dados de texto, como avaliações de clientes e comentários em mídias sociais, para avaliar o sentimento. A análise de sentimento ajuda você a entender o feedback do cliente, identificar áreas de melhoria e adaptar estratégias com base na percepção do público;
  • Gestão de inventário: transforme a forma como você gerencia o estoque fazendo com que a IA analise dados históricos de vendas, padrões de demanda e dinâmica da cadeia de suprimentos. Garanta que os níveis de estoque são mantidos adequadamente, reduza os custos de manutenção e minimize riscos de rupturas;
  • Mecanismos de recomendação: este mecanismo analisa as preferências e comportamentos do cliente para sugerir produtos ou serviços personalizados. Como resultado, você aprimora o CX e aumenta a probabilidade de upsell ou vendas cruzadas;
  • Análise da força de trabalho: faça com que a IA examine os dados da sua força de trabalho para descobrir onde você precisa de mais funcionários, identifique lacunas de habilidades e melhore a produtividade; 
  • Analise financeira: obtenha insights robustos sobre orçamento, previsão de fluxo de caixa e desempenho financeiro para tomar decisões financeiras mais informadas e alocar recursos;
  • Detecção de fraude e segurança: sinta-se mais tranquilo em relação às transações financeiras e interações online ao detectar anomalias e padrões associados a atividades fraudulentas. Isto aumenta a segurança das pequenas empresas, ao fornecer informações e alertas em tempo real, mitigando riscos potenciais. 

5. Criação e design de conteúdo

O ditado “o conteúdo é rei” existe há um tempo e por um bom motivo: a qualidade e a relevância de um conteúdo tem papel importante no sucesso dos seus negócios. A IA permite criar algo visualmente atraente e impactante de forma rápida e eficiente, ajudando a ter destaque no mercado. 

  • Brainstorming: às vezes, a tela em branco é uma grande barreira para começar um novo conteúdo. Para sair desta pressão, peça ao assistente de IA para ajudá-lo (a) a ter ideias; peça sugestão para nomes de produtos, saiba como abordar um tópico específico em uma apresentação ou entenda as práticas recomendadas para captar a atenção do público rapidamente;
  • Elaboração de pautas e resumos: acelere sua abordagem para escrever conteúdos de formato mais longo, como white papers, postagens de blog, relatórios e artigos, ao informar para a ferramenta de IA o assunto sobre o qual você está escrevendo e os principais pontos que gostaria de abordar;
  • Pesquisas: caso você comece a escrever um conteúdo e perguntas específicas vierem, basta utilizar a IA. Dependendo da ferramenta, ela também poderá fornecer as fontes das respostas, algo útil para verificar se a informação possui algum viés.  

PME: Maximize o futuro de seus negócios com IA

Estas são apenas algumas amostras de como a IA pode simplificar processos, aprimorar as experiências, impulsionar a inovação e ajudar a tomar decisões com mais eficiência, lucratividade e competitividade.

A tecnologia, combinada com a cultura e a liderança certa, pode criar um cenário de trabalho melhor para todos. Fale com a Maximiza e saiba mais sobre o Copilot para Microsoft 365. Entre em contato conosco hoje mesmo!

Fonte: Microsoft 365 insights

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