5 maneiras de usar IA para potencializar sua PME

Grande porcentagem das pequenas empresas (PME) que utilizam ferramentas de IA vêem melhorias na eficiência, rentabilidade e competitividade;
Um recente estudo trouxe uma visão interessante sobre as pequenas e médias empresas em relação a adoção digital. O investimento em tecnologia mostrou melhorias no desempenho das PMEs, além de contribuir para um crescimento mais rápido.
Ao considerar o impacto da IA nestes negócios, fica ainda mais claro que a ferramenta é particularmente útil para otimizar o fluxo de trabalho, aprimorar a criatividade, a produtividade, as habilidades dos usuários e possibilita a inovação. O retorno do investimento em IA para as PMEs é substancial em termos de tempo e dinheiro.
Por que a IA é importante neste cenário?
Um relatório do SBEC Concil constatou que grande porcentagem das pequenas empresas que usam ferramentas de IA vêem melhorias na eficiência, rentabilidade e competitividade. 93% dos proprietários de PMEs concordaram que a IA gera poupança, economizando centenas de bilhões de dólares anualmente.
Como a IA aprende com os dados que recebe para potencializar continuamente o desempenho de seus resultados, as pequenas empresas conseguem “fazer muitas coisas sem contratar muitas pessoas”. Ao executar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, permite às PMEs turbinar os negócios.
>Como preparar sua pequena empresa para o sucesso da IA
5 maneiras pelas quais a IA pode ajudar sua PME
Como a IA generativa provou ser versátil em vários setores, vamos explorar 5 maneiras do modelo transformar as operações:
- Atendimento ao cliente;
- Produtividade dos funcionários;
- Eficiência para o Marketing;
- Fortes insights baseados em dados;
- Criação de conteúdo;

1. Melhorias no atendimento ao cliente
Grande parte do trabalho de atendimento ao cliente é responder a perguntas repetitivas e diretas, o que consome um tempo valioso. Neste cenário, o uso da IA pode ser revolucionário por automatizar consultas e atendimentos rotineiros, liberando atendentes ou proprietários para se concentrarem em outras tarefas e inovações.
Ao automatizar as respostas, a ferramenta pode aumentar significativamente a eficiência, a satisfação e a fidelidade dos clientes, oferecer recomendações e suporte personalizado, reduzindo o tempo de espera, mesmo durante horários de pico. É possível também treinar IA para emular o tom e a voz de sua empresa, mantendo consistência da marca e uma experiência coesa e visivelmente melhor em comparação aos chatbots mais antigos.
2. Aumentando a produtividade dos funcionários
Para pequenas empresas, a IA oferece um auxílio versátil à produtividade, aplicável a todos os tipos de funções e departamentos. Assim como no atendimento ao cliente, reduz tarefas repetitivas e demoradas para que os funcionários possam redirecionar seu trabalho para projetos mais complexos ou que exigem criatividade, pensamento estratégico e toque humano. Veja alguns exemplos:
- Simplifica o trabalho administrativo, incluindo entrada de dados, organização de arquivos, agendamento de compromissos, gerenciamento de documentos e controle de despesas;
- Melhora o gerenciamento do tempo, analisa padrões de trabalho e sugere listas de tarefas priorizadas;
- Acompanha rapidamente as reuniões que você perdeu, fornece resumos da gravação com os pontos principais e conclusões;
- Fornece treinamento e desenvolvimento profissional aos funcionários por meio de programas personalizados que levam em consideração estilos e preferências de aprendizagem individuais;
- Facilita a comunicação, seja ao escrever um e-mail importante ou resumir longos bate-papos e conversas;
A IA vai além da utilidade para os funcionários – aumenta a produtividade e contribui para o crescimento geral dos negócios.
3. Mais eficiência para o Marketing
Para o Marketing em uma pequena empresa, a IA é uma maneira poderosa de elevar sua comunicação a um próximo nível. Por meio de algoritmos avançados e análises de dados, é possível otimizar diferentes partes do processo. Aqui estão vários exemplos:
- CX personalizado: a IA pode aproveitar dados dos clientes existentes para criar campanhas de marketing personalizadas e direcionadas. Ao compreender as preferências e comportamentos individuais, fornece conteúdo relevante, levando a maiores taxas de engajamento e conversão;
- Análise preditiva: analisa tendências futuras e comportamentos do consumidor ao extrair dados de seu histórico. Isso permite tomar decisões baseadas em dados, otimizar campanhas e alocar recursos de maneira adequada, melhorando o impacto geral e resultados;
- Pontuação e qualificação de leads: ao automatizar a pontuação e a qualificação de leads com base em interações e comportamentos anteriores do cliente, garante prioridade aos leads de maneira mais eficiente, concentrando esforços em clientes potenciais com maior potencial de conversão;
- Estratégias de preços mais bem informadas: para pequenas empresas, a IA pode otimizar estratégias de preços ao analisar tendências de mercado, preços de concorrentes e comportamentos de clientes. Assim, você terá as informações necessárias para precificar produtos de forma competitiva e alinhada à demanda do mercado;
- Gerenciamento de mídias sociais. As ferramentas podem ajudar no gerenciamento e agendamento de postagens nas redes sociais, na análise de métricas de engajamento e na identificação dos horários ideais para postar, mantendo uma presença on-line ativa e, ao mesmo tempo, maximizando o efeito de campanhas nas redes sociais;
- Direcionamento de anúncios: a IA aprimora a segmentação de anúncios ao analisar dados de público e encontrar segmentos mais relevantes. Algoritmos orientados por IA também podem melhorar as campanhas publicitárias em tempo real, ajustando lances e canais para maximizar o ROI;
- Automação de e-mail marketing: automatizar o processo de e-mail possibilita segmentar públicos com conteúdo personalizado e mais rapidez. Por sua vez, o processo geral da equipe fica simplificado, permitindo que os funcionários se concentrem em outras estratégias;
- Análise da jornada do cliente: desde o conhecimento inicial do seu produto ou serviço até a conversão de consumidores em clientes, a IA para pequenas empresas é excelente para analisar toda a jornada de compra. E com sugestões para áreas que poderiam ser melhoradas, os profissionais de marketing podem refinar as estratégias ao criar uma CX mais suave e eficaz.
4. Fortalecendo insights baseados em dados
Uma análise de dados tradicional pode envolver muitas horas gastas. Com uso da inteligência artificial, PMEs conseguem reduzir drasticamente este tempo, concentrando-se nas próximas etapas estratégicas com base nos insights fornecidos.
- Análise de sentimentos: use IA para analisar dados de texto, como avaliações de clientes e comentários em mídias sociais, para avaliar o sentimento. A análise de sentimento ajuda você a entender o feedback do cliente, identificar áreas de melhoria e adaptar estratégias com base na percepção do público;
- Gestão de inventário: transforme a forma como você gerencia o estoque fazendo com que a IA analise dados históricos de vendas, padrões de demanda e dinâmica da cadeia de suprimentos. Garanta que os níveis de estoque são mantidos adequadamente, reduza os custos de manutenção e minimize riscos de rupturas;
- Mecanismos de recomendação: este mecanismo analisa as preferências e comportamentos do cliente para sugerir produtos ou serviços personalizados. Como resultado, você aprimora o CX e aumenta a probabilidade de upsell ou vendas cruzadas;
- Análise da força de trabalho: faça com que a IA examine os dados da sua força de trabalho para descobrir onde você precisa de mais funcionários, identifique lacunas de habilidades e melhore a produtividade;
- Analise financeira: obtenha insights robustos sobre orçamento, previsão de fluxo de caixa e desempenho financeiro para tomar decisões financeiras mais informadas e alocar recursos;
- Detecção de fraude e segurança: sinta-se mais tranquilo em relação às transações financeiras e interações online ao detectar anomalias e padrões associados a atividades fraudulentas. Isto aumenta a segurança das pequenas empresas, ao fornecer informações e alertas em tempo real, mitigando riscos potenciais.
5. Criação e design de conteúdo
O ditado “o conteúdo é rei” existe há um tempo e por um bom motivo: a qualidade e a relevância de um conteúdo tem papel importante no sucesso dos seus negócios. A IA permite criar algo visualmente atraente e impactante de forma rápida e eficiente, ajudando a ter destaque no mercado.
- Brainstorming: às vezes, a tela em branco é uma grande barreira para começar um novo conteúdo. Para sair desta pressão, peça ao assistente de IA para ajudá-lo (a) a ter ideias; peça sugestão para nomes de produtos, saiba como abordar um tópico específico em uma apresentação ou entenda as práticas recomendadas para captar a atenção do público rapidamente;
- Elaboração de pautas e resumos: acelere sua abordagem para escrever conteúdos de formato mais longo, como white papers, postagens de blog, relatórios e artigos, ao informar para a ferramenta de IA o assunto sobre o qual você está escrevendo e os principais pontos que gostaria de abordar;
- Pesquisas: caso você comece a escrever um conteúdo e perguntas específicas vierem, basta utilizar a IA. Dependendo da ferramenta, ela também poderá fornecer as fontes das respostas, algo útil para verificar se a informação possui algum viés.
PME: Maximize o futuro de seus negócios com IA
Estas são apenas algumas amostras de como a IA pode simplificar processos, aprimorar as experiências, impulsionar a inovação e ajudar a tomar decisões com mais eficiência, lucratividade e competitividade.
A tecnologia, combinada com a cultura e a liderança certa, pode criar um cenário de trabalho melhor para todos. Fale com a Maximiza e saiba mais sobre o Copilot para Microsoft 365. Entre em contato conosco hoje mesmo!
Fonte: Microsoft 365 insights