3 detalhes de design brilhantes do novo Microsoft Office
A Microsoft está transformando a experiência de quem usa o Office 365. A empresa aposta na simplicidade e traz cada vez mais benefícios aos usuários.
Recentemente, a Microsoft anunciou diversas novidades relacionadas ao seus produtos e serviços. Entre eles, uma série de atualizações de design que prometem melhorar a experiência de quem usa o Office. A empresa se concentra agora na simplicidade – trazendo cada vez mais benefícios aos usuários.
Essas atualizações estão em andamento e prometem ser, a primeira de muitas em 2018. “Estamos no começo da jornada. Queria deixar isso claro”, diz Jon Friedman, designer-chefe do Microsoft Office. “Não trabalhamos mais como antigamente com os softwares, em que você entregava algo e passava para o próximo.”
Aqui estão três novos recursos que não serão apenas úteis – mas que mostram para onde a Microsoft está levando suas principais ferramentas de negócios. Confira:
BARRA DE FERRAMENTA AINDA MAIS SIMPLES
Eis uma estatística surpreendente: 95% das pessoas usam apenas 10 comandos na barra “Opções” superior do Outlook. Isso significa que de 32 (ou mais) funções que podem estar em uma barra típica do Outlook, 22 são espaço desperdiçado. Agora, a Microsoft os ocultou, espalhando essas funções por outras guias, seja no Outlook ou no Word.
A Microsoft emparelhou menos informações deixando-as mais limpas, refazendo todas as funções como ícones de um wireframe clean. Os ícones também foram otimizados pensando na acessibilidade para deficientes visuais e claramente escalonados. Mas eles também dão à barra uma sensação de respiro, um espaço em branco que estava faltando antes, permitindo que, como Friedman coloca, você se concentre em suas tarefas em vez de tantos menus.
BOTÕES AI
Pode uma barra de menu simples se tornar muito mais simples? Em alguns casos sim. A Microsoft teve que repensar onde – e como – exibir o restante da biblioteca de comandos profunda do programa. “Acontece que 95% das coisas que as pessoas fazem são 10 comandos no Outlook”, Friedman reitera. “Os outros 5% são os 11º, 12º e 13º comandos que eu uso, e são completamente diferentes dos 11º, 12º e 13º comandos que você usa.” Em outras palavras, somos todos o mesmo usuário até o ponto em que somos diferentes. E quando somos diferentes, somos incrivelmente muito diferentes.
Para personalizar cada caso, a Microsoft implantou o AI. Você toca na barra de pesquisa e a pesquisa lista os três principais comandos na sua tela que você mais usa – personalizados para você. A tecnologia é chamada de “0-Query” e nem precisa que você digite nada na barra para obter uma resposta preditiva. A ideia é semelhante à maneira como o iOS e o Android sugerem aplicativos, mas é a primeira vez que vemos essa ferramenta aplicada ao software de produtividade de desktop.
“Estamos muito focados em antecipar as necessidades das pessoas”, diz Friedman. “Achamos que isso é o que nos permitirá encontrar o equilíbrio entre simplicidade e poder da ferramenta.”
ENTENDIMENTO EMOCIONAL
Outro diferencial? “Temos esse pequeno botão” – Em breve – “no Outlook, para darmos avisos aos usuários”, diz Friedman. “Se uma atualização do Outlook estiver chegando, mostramos, e perguntamos se aquilo ajuda”. Mas por que criar esse recurso?
Como parte do processo de design, a Microsoft fez uma pesquisa empática, avaliando os usuários para descobrir o que tornava seus aplicativos de produtividade favoritos – seus favoritos – e isso incluía o estudo de seus próprios softwares e dos concorrentes.
O que a Microsoft concluiu foi que as pessoas queriam sentir três sensações ao trabalhar com ferramentas de negócios: produtivas, controladas e seguras. E eles queriam evitar dois sentimentos: inadequação e incerteza.
Assim, a empresa decidiu focar muitas de suas atualizações de design no Office em resposta a essas emoções centrais. Um exemplo perfeito de como esses pequenos recursos de design podem acabar com a incerteza? “Se você pretende alcançar essas características sem entender seu feedback emocional, você pode encontrar uma resposta em que você tem algo altamente eficiente, mas não agradável para os usuários”, diz Friedman.
Fonte: Mark Wilson/Fast Company
MICROSOFT OFFICE 365 PARA SUA EMPRESA
Se você ainda tem alguma dúvida sobre como trabalhar com o Office 365 e seus principais diferenciais na sua empresa, conte com a gente! Entre em contato agora e conheça as nossas soluções!
Para mais dicas e novidades, curiosidades sobre TI, siga a Maximiza no Twitter, Facebook, LinkedIn e Instagram!