11 coisas que você não sabia que pode fazer com o Microsoft Azure

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
11 coisas que você não sabia que pode fazer com o Microsoft Azure

A computação em nuvem está cada vez mais disseminada. A Microsoft tem sua própria plataforma — a Microsoft Azure — e ela tem crescido cada vez mais. Não é à toa: trata-se de uma coleção de serviços de nuvem integrados que servem para criar, implantar e gerenciar aplicativos por toda a rede global de datacenters da empresa.

Algumas funcionalidades da plataforma ainda são pouco conhecidas pelos usuários. Fizemos, então, uma lista de opções interessantes que podem ajudá-lo a conhecer melhor a solução e, assim, aproveitar tudo o que ela pode oferecer. Venha conferir!

1. Interoperabilidade

A plataforma Microsoft Azure oferece suporte a qualquer sistema operacional (incluindo os open source, como o Linux) com completa interoperabilidade com os produtos da família Windows.

2. GitHub

As soluções de gerenciamento de serviços da Azure são abertas e estão disponíveis no GitHub. Isso inclui as ferramentas SDK para as linguagens de programação mais populares.

3. Recuperação de desastre

Permite recuperar todos os principais sistemas em casos de desastre — sem os gastos de uma infraestrutura secundária.

Assim, mesmo que o site passe por uma falha, os clientes não vão perceber, pois a plataforma aciona a versão recuperada instantaneamente sempre que uma indisponibilidade é informada.

4. VMware

O suporte ao VMware possibilita o estabelecimento de um canal de comunicação seguro em que o backup pode ser feito sem agente, a descoberta é contínua e a autoproteção é acionada.

5. ExpressRoute

As empresas podem conectar seu datacenter com o Azure usando um link privado para assegurar a privacidade e a segurança dos dados guardados no servidor. Além disso, o sistema tem várias camadas e opções de segurança que garantem menor latência e maior confiabilidade.

6. Gratuidade

O Azure permite criar, gratuitamente, até dez websites ou Application Programming Interfaces (APIs), com 1GB de armazenamento local e ocupando até 1GB de memória.

Para estudantes, a solução é gratuita. Já as startups podem participar do programa Bizpark, que oferece licenças gratuitas e ainda libera US$120 por mês durante três anos.

7. Monitoramento central

Esta funcionalidade permite acompanhar a integridade, o desempenho e o uso de aplicativos, cargas de trabalho e infraestrutura. Trata-se de uma ferramenta que oferece visão holística do sistema e, com ela, é possível encontrar e corrigir erros de forma proativa antes que eles atinjam os usuários.

8. Big Data

A Azure oferece suporte a plataformas abertas para processamento de Big Data — sejam elas baseadas em Windows Server ou Linux. E mais: tem ferramentas open source próprias para o processamento de grandes volumes de dados, que ajudam a tomar melhores decisões a partir de análises em tempo real.

9. Colaboratividade

Sempre que encontrar algo que pode ser melhorado no Azure, qualquer cliente pode enviar sugestões de aperfeiçoamento dos frameworks ou da documentação.

10. Soluções abertas

A Microsoft Azure pode servir como base para a criação de ferramentas abertas para aplicações com servidores, middleware e linguagens open source — e também para qualquer um que queira trabalhar com outros sistemas que não o Windows.

11. Backend gratuito para aplicativos

Qualquer que seja a linguagem usada no desenvolvimento do seu aplicativo (Android, iOS, Cordova, Xamarin ou mesmo o Azure Mobile Apps), é possível ter até 500 dispositivos ativos conectados ao backend e ainda fazer 500 chamadas para offline sync por dia — mais do que suficiente para validar e desenvolver uma ideia de app.

Gostou deste post sobre Microsoft Azure? Entre em contato para contar sua experiência, expor suas dúvidas ou saber como podemos ajudá-lo!

Veja também

Maximiza Software no Microsoft Ignite 2024: Confira novidades anunciadas

Maximiza Software no Microsoft Ignite 2024: Confira novidades anunciadas

Essa semana em Chicago aconteceu o Microsoft Ignite, evento da Microsoft em que foram apresentadas diversas novidades. Caroline Marincolo, head…

CONTINUE LENDO
Novas experiências de chat e canais do Microsoft Teams simplificam a colaboração

Novas experiências de chat e canais do Microsoft Teams simplificam a colaboração

Mantenha-se atualizado sobre o chat e os canais em um único ambiente, personalize-os conforme sua preferência e filtre mensagens de…

CONTINUE LENDO
Versão unificada do Teams integra contas pessoais e de trabalho em um só app

Versão unificada do Teams integra contas pessoais e de trabalho em um só app

O Microsoft Teams agora é um único aplicativo, permitindo que os usuários alternem perfeitamente entre vários tipos de contas, pessoais,…

CONTINUE LENDO