Software como Serviço: o que é SaaS e por que você deve investir?
É fato que a maneira como as empresas e pessoas usam e adquirem software mudou. Essa grande mudança começou com o advento da Cloud Computing e do Software na Nuvem como Serviço (SaaS).
Neste artigo, vamos conhecer com mais detalhes o que é SaaS e por que você deve investir nisso. Vamos lá?
Saiba como a IT Broker aumentou sua rentabilidade com a ajuda da nuvem!
Confira como a nuvem ajudou a Tracan a otimizar os negócios!
Maximiza é destaque no Microsoft Inspire para soluções Cloud e casos de sucesso, em Washington, D.C.
Conceito de SaaS
Do inglês, SaaS é a sigla para Software as a Service (Software como Serviço). Esse é um novo modelo de licenciamento de software que cresceu com o advento da computação na nuvem, ou Cloud Computing. No SaaS, abandonou-se a tradicional forma de licenciamento e a instalação física individual em cada computador da rede corporativa e passou-se a contratar o uso do software como um serviço.
O SaaS é, portanto, um modelo de licenciamento de software em que se contrata um serviço de disponibilização de infraestrutura de software para uma finalidade específica com pagamentos recorrentes.
Aluguel de software na nuvem
Se a sua empresa precisa de uma solução na nuvem para gerenciar o relacionamento com os clientes (CRM), gerir o estoque e as vendas, gerir o financeiro ou qualquer outra necessidade, provavelmente com uma rápida pesquisa e poucos cliques será possível encontrar diversas soluções na internet.
Antes de contratar uma ou outra solução, geralmente é possível testá-la por 7, 15 ou até 30 dias gratuitamente. Com a contratação, o cliente passa a pagar um aluguel do software com toda a infraestrutura, segurança e escalabilidade oferecidos por ambientes de cloud computing.
Tal como o aluguel de um imóvel, na locação de software é possível pagar pelo serviço pelo período desejado.
Vantagens do SaaS
Quando se começa a falar sobre SaaS, pode-se perceber rapidamente suas inúmeras vantagens frente ao antigo modelo tradicional de licenciamento de software. Vamos conhecer agora algumas dessas vantagens e entender por que vale a pena investir em soluções SaaS.
Diversidade
Como citado, a partir de uma rápida pesquisa podemos achar diversas soluções para os mais variados cenários, portes empresariais e necessidades.
Grandes corporações tecnológicas, como a Microsoft, já possuem diversas soluções de software em nuvem. A Adobe, outra gigante da área de softwares gráficos, criou uma solução cloud de sua suíte de ferramentas de criação e passou a comercializá-la como um serviço no modelo SaaS, a Adobe Creative Cloud. Nessa solução, todos os softwares de criação e design da Adobe estão disponíveis para uso conforme a necessidade.
Esses são apenas alguns exemplos de soluções de software na nuvem, porém pequenas, médias e grandes empresas já disponibilizam na web soluções muito interessantes e até mesmo já largamente utilizadas de softwares na nuvem.
Startups são criadas em todo o mundo com ideias e softwares para os mais variados segmentos por empresas de todos os portes. Diante de tanta diversidade, vale a pena conhecer mais da solução a ser contratada e do fornecedor de software.
Segurança
A segurança também é um dos grandes benefícios do software em nuvem. Geralmente instalados em servidores com alta disponibilidade, performance e redundância, os softwares em nuvem oferecem uma segurança não antes oferecida por softwares instalados diretamente nas máquinas dos usuários, passíveis a ações de vírus e danos físicos.
Todos os benefícios da Cloud Computing são diretamente transferidos para este modelo de licenciamento de software, e a segurança não poderia ficar de fora. Como exemplo podemos citar backups diários do banco de dados, possibilidade de disponibilização de correções em tempo ágil para todos os usuários, dentre outros benefícios relacionados à segurança.
Redução de Custos
Se você almeja redução de custos para a sua empresa, você precisa investir em SaaS. Essa é uma das vantagens mais amadas pelos administradores de empresas e diretores ou gerentes de TI.
Essa grande redução de custos se dá principalmente pela não necessidade de montagem de infraestrutura de TI interna para suportar os servidores, bem como licenças individuais para cada computador da rede ou mesmo uma equipe de suporte de TI para novas instalações ou correções de falhas.
Redução de gastos com refrigeração e energia estão entre os grandes incentivos à utilização do modelo SaaS. Nesse modelo, toda a infraestrutura para rodar o software já foi projetada e já está disponível na nuvem para aqueles que alugam o software. Você só precisa começar a usar.
Escalabilidade
Uma das grandes vantagens da computação em nuvem é a chamada escalabilidade. Recursos de processamento e memória podem ser contratados pelo provedor de seu software na nuvem na medida da necessidade.
Isso significa que, no modelo SaaS, sua empresa dificilmente sofrerá o risco de falhas de software por baixa quantidade de memória, espaço em disco ou processamento. O provedor do serviço em nuvem ajustará sua infraestrutura à medida que seu software e seus dados exigirem. Isso implica diretamente na sua segurança e na sua economia.
Evolução constante
Diferentemente do modelo tradicional de licenciamento de software, no modelo SaaS aquela versão instalada no departamento financeiro de sua empresa não precisa de uma nova e arriscada instalação para uma nova atualização/melhoria/correção de bug.
No modelo SaaS, uma nova versão pode ser colocada em produção em pouco tempo e estará disponível para uso por todos os clientes do software. Isso significa evolução constante e melhorias constantes em uma velocidade incrível, e você geralmente não pagará nada a mais por isso. Basta efetuar login em seu software e sentir os benefícios das melhorias efetuadas pelo seu fornecedor de software.
Motivos para investir em SaaS
Se você pensou em software de qualidade, redução de custos, escalabilidade, segurança, e evolução disponíveis para as soluções de software da sua empresa, deve investir em SaaS. Este modelo traz para a realidade de sua empresa alguns dos benefícios citados neste artigo, além de muitos outros.
Cloud Computing e o software em nuvem vieram para potencializar a gestão de operações e negócios das empresas como nunca antes. Definitivamente, o foco das organizações pode ser concentrado em seu business core e as preocupações com infraestrutura, hardware e manutenções deixadas de lado.
A utilização do modelo SaaS demonstra maturidade na gestão dos negócios. Invista nessa realidade com a Maximiza. Entre em contato conosco e conheça também soluções como o Office 365, o Azzure e muitas outras plataformas para crescimento e organização de seus negócios. Conte conosco e até o próximo artigo!