13 dicas para aprimorar prompts do Copilot

Carol More Carol More
13 dicas para aprimorar prompts do Copilot

Aprimore suas habilidades na escrita e criação de prompts do Copilot. Evite erros comuns que podem comprometer a qualidade do trabalho;

A inteligência artificial está revolucionando a forma como os negócios tem sido conduzidos. Neste contexto, para equipes mais produtivas, uma comunicação eficaz e a utilização plena dessas ferramentas são essenciais para otimizar o fluxo de trabalho.

Aos que buscam aprimorar a experiência com IA, segundo pesquisas realizadas pela equipe do Microsoft365 Copilot, quanto melhor for sua habilidade de dar instruções, melhores serão os resultados alcançados. Para levar sua interação com o Copilot a um novo patamar, algumas técnicas simples são chave para o sucesso.

Este artigo traz dicas essenciais para aprender a criar bons prompts do Copilot e evitar erros que podem comprometer a sua qualidade. Confira:

Saiba mais sobre os prompts do Copilot

Para um trabalho mais produtivo, criativo e de alto nível, algumas dicas são imprescindíveis para escrever prompts de maneira eficaz.

Os prompts são comandos, instruções ou perguntas, que dizem ao Copilot o que você deseja; são essenciais como um estímulo, para que um modelo de IA gere respostas, e basicamente, incluem quatro partes: meta, contexto, expectativas e fonte, conforme descrito na imagem a seguir:  

Projete bons prompts do Copilot

1 – Seja claro e específico

Forneça instruções específicas ao Copilot, como meta, contexto, expectativa, fonte. Você pode colocar pouca ou muita informação em um prompt, mas uma meta clara é realmente necessária. Se você quiser algo mais específico, adicione as outras partes. Muitas vezes, você precisará incluir mais do que a meta para obter os resultados desejados.

2 – Mantenha a conversa

Ao acompanhar seus prompts, o Copilot pode oferecer respostas mais úteis e personalizadas. Com o tempo, combinará cada vez mais suas preferências.

3 – Dê exemplos

Use palavras-chave ou frases específicas quando estiver pedindo ao Copilot para escrever um texto. Isso gera frases mais relevantes e criativas. Use aspas: isso ajuda o Copilot a saber o que escrever, modificar ou substituir para você.

4 – Peça feedback

Solicite o feedback do Copilot para entender as necessidades, preferências e como melhorar os prompts para ter respostas mais relevantes e úteis.

5 – Comunique-se com clareza

Preste atenção à pontuação, gramática e letras maiúsculas. Escreva seus prompts de forma legível e correta, pois isso ajudará a IA produzir textos e respostas de melhor qualidade.

6 – Verifique a precisão das respostas

Devido à natureza ampla e diversificada dos LLMs, ocasionalmente, o Copilot pode cometer erros e suas respostas podem incluir conteúdo incorreto. Por isso, sempre avalie o retorno com precisão, tome cuidado com informações irrelevantes ou conteúdo inapropriado. Se for preciso, faça uma comparação com fontes confiáveis.

7 – Forneça detalhes

A ferramenta está limitada à sua conversa atual, portanto, forneça detalhes contextuais para ajudar a gerar respostas mais precisas e consistentes. Exemplo: ao criar uma história, determine o gênero, o personagens e o enredo.

8 – Seja profissional

Use linguagem profissional para melhorar as respostas do Copilot. Isso ajuda a promover a colaboração, aumenta a capacidade e desempenho de resposta da IA.

9 – Não seja vago

Ao solicitar algo ao Copilot, evite usar palavras vagas, gírias e seja o mais claro possível.

10 – Não faça solicitações inadequadas /conteúdo antiético

A Copilot não é responsável por gerar um conteúdo inadequado como consequências de uma escrita antiética. Evite usar a ferramenta para qualquer finalidade que possa causar danos a você, a outras pessoas ou empresa. Princípios e padrões para uma IA responsável devem ser seguidos.

11 – Não use gírias, jargões ou linguagem informal

Isso pode fazer com que o Copilot forneça informações de baixa qualidade, respostas inadequadas ou pouco profissionais.

12 – Instruções conflitantes

Evite incluir informações conflitantes em uma mesma solicitação ao Copilot. Isso pode confundir a IA e resultar em respostas sem qualidade.

13 – Não interrompa ou mude de assunto abruptamente

Sempre feche ou termine uma tarefa antes de iniciar uma nova. Isso pode atrapalhar o processo de escrita do Copilot. Comece do zero: evite interrupções e insira “novo tópico” ao trocar de tarefa.

O mesmo prompt pode resultar respostas diferentes

À medida que os LLMs crescem e novas informações são adicionadas, você pode obter respostas diferentes para um prompt do Copilot que já utilizou antes. O prompting é uma arte, não uma ciência, por isso, requer experimentação para o máximo de proveito da IA. Use uma estrutura inteligente para que a ferramenta possam ajudá-lo (a).

> Como preparar sua pequena empresa para o sucesso da IA

O que posso fazer com o Copilot? 

O Copilot foi desenvolvido com base em LLMs (Modelos de Linguagem) conectados aos aplicativos do Microsoft 365. Com a ferramenta, você pode obter dados internos, artigos, relatórios, criar emails, apresentações e muito mais. Além disso, editar conteúdo, fazer perguntas, resumir informações e ficar por dentro de todas as reuniões.

Maximize sua eficiência e produtividade

O Microsoft 365 Copilot já está disponível para empresas de todos os tamanhos. Lembre-se que a ferramenta é apenas mais uma dentro de sua caixa: não substitui ninguém, pelo contrário, aumenta o conhecimento e as capacidades das equipes.

Aproveite o poder do aprendizado de máquina e dos algoritmos para obter vantagem competitiva no cenário digital e rápida evolução de hoje. Experimente o Microsoft 365 Copilot na prática, teste o desempenho da solução ao entrar em contato com a Maximiza Software.

Fonte: Microsoft Support

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