3 insights importantes sobre IA e criatividade no trabalho
O ritmo atual de trabalho supera a nossa capacidade de acompanhar. Segundo dados da Microsoft, a IA tem o poder de impactar esta dívida digital e aumentar a criatividade profissional;
A Microsoft acaba de divulgar o Work Trend Index 2023 – “Will AI Fix Work?”, novo estudo que antecipa para empresas e pessoas alguns conceitos sobre Inteligência Artificial (IA) no trabalho.
A análise contou com a participação de mais de 31 mil pessoas, em 31 países, entre 1 de fevereiro de 2023 e 14 de março de 2023, trilhões de sinais de produtividade do Microsoft 365, juntamente com tendências de trabalho no LinkedIn.
O estudo revela 3 insights urgentes para os líderes que procuram compreender e adotar a IA de forma responsável na sua organização:
1. A dívida digital está colocando em risco a inovação
Estamos todos carregando dívidas digitais: o fluxo de dados, e-mails, reuniões e notificações superam a capacidade das pessoas de os processá-los. O ritmo de trabalho continua se intensificando. Tudo parece importante, então passamos nossos dias tentando dar conta de tudo isso.
64% das pessoas lutam para conseguir tempo e energia para realizar o seu trabalho—e essas mesmas pessoas são 3,5x mais propensas a também lutar contra a inovação e o pensamento estratégico.
Enquanto isso, os líderes (60%) sentem os efeitos e dizem que a falta de ideias inovadoras em suas equipes tem sido uma preocupação. É evidente que a falta de concentração, a procura por informações e o volume das comunicações estão tendo um custo.
68% das pessoas dizem que não têm tempo de foco ininterrupto suficiente durante o dia de trabalho.
Numa análise mais fina, nas aplicações do Microsoft 365, um colaborador médio passa 57% do seu tempo tentando se comunicar através de reuniões, emails e chat; 43% passam criando documentos, cálculos e apresentações.
Os utilizadores mais intensos (top 25%) passam 8,8 horas por semana enviando emails e 7,5 horas por semana em reuniões – mais de dois dias úteis tentando administrar sua caixa de entrada e em reuniões. Em um mundo onde a criatividade é a nova produtividade, esta dívida digital é mais do que um inconveniente – ela tem impactado os negócios.
Os 5 principais obstáculos à produtividade
Os dados revelam uma necessidade urgente de tornar as reuniões mais eficazes. As pessoas relatam as ‘reuniões ineficientes’ a principal causa de sua improdutividade.
Pergunta da pesquisa: Em sua função diária atual, classifique os obstáculos com base em quão perturbadores eles são para sua produtividade. Ilustração de Manuel Bortoletti para Microsoft.
Como melhorar esta questão:
- Identifique e aborde os disruptores de produtividade da sua organização; busque insights e escute os funcionários;
- Repense radicalmente o dia de trabalho. À medida que a IA libera tempo e energia, tenha um tempo para focar na criatividade e inovação;
- Pense nas reuniões como uma ajuda digital e não um ponto no tempo. Incentive as pessoas a aproveitarem resumos, transcrições e gravações com as reuniões inteligentes alimentadas por IA;
2 – Aliança funcionários e IA
Sempre houve uma grande preocupação que a IA fosse tirar empregos das pessoas. Porém, os dados revelaram o contrário: 70% dos colaboradores estão mais ansiosos para que a IA alivie sua carga de trabalho, do que os 49% que receiam perder suas funções.
Muitas pessoas já utilizam a IA para ajudar em vários aspectos profissionais. 3 em cada 4 pessoas disseram que se sentiriam confortáveis se a usassem para tarefas administrativas (76%), para trabalho analítico (79%) e até mesmo criativo (73%). Quanto mais as pessoas entendem a IA, mais veem sua promessa de ajudar com as partes mais significativas de seus empregos.
A ideia é delegar o máximo possível à tecnologia para diminuir suas funções. A IA poderia melhorar a criatividade, desde a formulação de ideias para seu trabalho (76%) até a edição (75%). Outras, acreditam que facilitaria muito encontrar as informações e respostas que precisam (86%), resumir suas reuniões e itens de ação (80%), além de planejar seu dia (77%).
Os líderes empresariais tem procurado capacitar as pessoas com IA em vez de substituí-las – eles estão 2 vezes mais interessados em usar a IA para aumentar a produtividade do que cortar seus funcionários. Além disso, eles querem que a tecnologia ajude os funcionários com tarefas repetitivas (mas necessárias), aumente o bem-estar, elimine o tempo gasto em atividades de baixo valor, melhore as capacidades dos mesmos e acelere o ritmo.
Trabalho em 2030: O que as pessoas querem—o que a IA pode entregar
Quando perguntadas sobre quais mudanças mais valorizam com esta mudança, as pessoas imaginaram produzir trabalho de alta qualidade na metade do tempo (33%), maneiras mais valiosas de gastar seu tempo (26%) e energia (25%) e nunca mais ter que absorver mentalmente informações desnecessárias ou irrelevantes novamente (23%).
Como repensar a questão:
- Reúna líderes para criar maneiras que ajudem as pessoas a experimentar a IA com segurança e responsabilidade;
- Seja intencional e programático. Como qualquer plataforma, a adoção de IA em escala requer gerenciamento de mudanças. Escolha disciplinas, processos e fluxos de trabalho específicos para testar e aprender, e identifique quem poderá liderar o cargo;
- Ao adotar a IA, implante-a no setor que está mais sobrecarregado, tendo como base os pontos problemáticos e desafios da sua organização;
3. Todo funcionário precisará de aptidão para IA
Trabalhar com a IA – utilizando linguagem natural – será tão inerente à forma como trabalhamos com internet e PC. Porém, uma mudança de paradigmas requer novas habilidades, como pensamento crítico e julgamento analítico, resolução de problemas complexos, criatividade e originalidade, como competências essenciais.
“A nova geração de ferramentas impulsionadas por IA permite eliminar tarefas repetitivas e impulsionar a criatividade. Existe uma enorme oportunidade de ajudar a aliviar a dívida digital, desenvolver novas habilidades e capacitar os colaboradores”.
Satya Nadella, chairman e CEO da Microsoft.
À medida que a IA remodela o trabalho, a colaboração humano-IA será o próximo padrão de trabalho transformacional – e a capacidade de trabalhar iterativamente com IA será uma habilidade fundamental para todos os funcionários.
Novas habilidades para uma nova maneira de trabalhar
Pergunta da pesquisa: Alguns acreditam que é provável que a inteligência artificial (IA) inaugure uma nova era de avanços tecnológicos. Qual das seguintes habilidades você acha que será essencial para que seus funcionários aprendam a evoluir com as mudanças? Ilustração de Manuel Bortoletti para Microsoft
Aprender não é acompanhar o ritmo do trabalho. 60% das pessoas dizem que atualmente não têm as capacidades certas para fazer seu trabalho. A IA abrirá novos caminhos para o aprendizado e o sucesso depende de líderes que equipam os funcionários para este futuro.
82% dos líderes antecipam que os funcionários precisarão de novas habilidades na era da IA
E eles precisam começar a construir essas novas habilidades hoje: há 33x mais postagens no LinkedIn mencionando tópicos como IA generativa e GPT do que há um ano.
O que considerar:
- Ajude a adotar uma nova maneira de trabalhar; comece a construir aptidão para a IA – da verificação de fatos à verificação de conteúdo gerado pela IA;
- Aproveite recursos de aprendizado e as melhores práticas de crowdsourcing dos funcionários à medida que se adaptam à IA;
- Considere como os cargos e as funções evoluem ao lado da IA, criando oportunidades para a reinvenção;
A inteligência artificial tem grande potencial para libertar a dívida digital, impulsionar a inovação, aumentar a produtividade de funcionários sobrecarregados. Enquanto isso, os líderes precisarão ajudar estes mesmos funcionários a trabalhar de forma responsável, além de criar novos valores para o futuro de sua empresa.
Atualizações Microsoft 365 Copilot e Microsoft Viva
A Microsoft também anunciou que o Microsoft 365 Copilot, produto alimentado por IA, estará disponível através de um programa de visualização pago apenas por convite com lançamento gradual a partir de maio.
Entre uma série de novas funcionalidades, o Copilot inclui alguns recursos expandidos voltados para a empresa, como colaboração e geração de ideias no Whiteboard; o gerador de imagens DALL-E; e assistentes de IA generativa para Outlook, OneNote e Microsoft Viva, além da introdução ao Semantic Index for Copilot (Índice Semântico para o Copiloto) para usuários do Microsoft 365 E3 e E5.
Para melhores práticas e desempenho dos seus negócios com IA, entre em contato conosco.