10 maneiras de usar IA para turbinar seus negócios
Desde a geração de imagens e vídeos realistas até o aprimoramento das experiências do cliente, usar IA generativa provou ser uma ferramenta versátil em vários setores. Pensando nisso, vamos explorar 10 maneiras pelas quais as empresas estão utilizando a tecnologia para transformar suas operações e impulsionar o crescimento.
1– Tradução de idiomas e processamento de linguagem natural
A IA generativa aprimorou a tradução de idiomas e os recursos de processamento de linguagem natural. Agora, as empresas podem usar modelos generativos para traduzir conteúdos em tempo real e ter uma comunicação perfeita. Serviços e apps de IA no Microsoft Azure já tem ajudado muitas corporações a aumentarem as possibilidades de negócios.
2 – Transcrição de fala e legendagem
Transcrever mais de 54 milhões de horas de reuniões em tempo real e legendar 6,8 milhões de caracteres por mês já é possível através do Microsoft Teams. A solução alcançou a paridade humana no reconhecimento de fala e conversação quando atingiu a taxa de erro de 5,9%, a mesma dos transcritores profissionais. O Twitter e a TV sueca são dois exemplos que usam o Azure AI para legendar suas falas, garantindo a acessibilidade.
3 – Criação e design de conteúdo
Uma criação e um design de conteúdo eficaz é crucial para atrair e envolver os clientes. A IA generativa permite criar um conteúdo visualmente atraente e impactante de forma rápida e eficiente, ajudando a se destacar no mercado.
Muitas empresas já utilizam algoritmos de IA generativos para automatizar seu processo criativo, economizando recursos e tempo. Com apenas alguns cliques, clientes podem ter modelos de imagens e textos predefinidos para diferentes casos de uso.
Desde 2022, todos os dias, cerca de 4,1 milhões de slides são criados no PowerPoint graças ao Azure OpenAI Service e sua integração com o DALL-E 2.
4 – Detecção de fraude e segurança cibernética
Ao analisar padrões e anomalias em grandes conjuntos de dados, as empresas podem aproveitar modelos generativos para detectar e prevenir fraudes e ataques cibernéticos, além de proteger informações confidenciais e seus ativos digitais.
Usando técnicas de aprendizado do Azure Machine Learning e a computação confidencial do Azure, a Swift e a Microsoft estão criando um modelo de segurança para dados transacionais, sem que seja preciso copiar ou mover estes dados de locais seguros.
5 – Pesquisa e diagnóstico médico
Pesquisadores e médicos tem utilizado modelos generativos para analisar imagens ,detectar anormalidades e auxiliar no desenvolvimento de novos tratamentos.
Além disso, os algoritmos generativos de IA podem auxiliar no diagnóstico de doenças, ao analisar os sintomas e os registros dos pacientes, levando potencialmente a diagnósticos mais precisos e oportunos.
Em Cambridgeshire e em Peterborough, a NHS Foundation Trust, por exemplo, possuía anotações do caso de um único paciente com 2.000 exames e documentos. No passado, se algum profissional precisasse dessas informações rapidamente, não as encontraria. Agora, usando o Azure Cognitive Search, leva-se apenas 3 segundos para pesquisar nestes documentos uma palavra-chave até encontrá-la.
6 – Análise e previsão preditivas
Os modelos de IA generativa se destacam quando falamos em análises e previsões preditivas. Ao analisar dados históricos e identificar padrões, as empresas podem aproveitar os algoritmos para previsões precisas e decisões informadas, otimizando o gerenciamento da cadeia de suprimentos, o estoque e o planejamento de demanda, reduzindo o tempo e os recursos gastos na manutenção da infraestrutura.
7 – Inovação de produtos e serviços
Jornalistas e repórteres locais costumavam ser especialistas em investigações em redações. Hoje, muitos precisam ser generalistas, criar conteúdo escrito, em vídeo, em imagem, saber como maximizar a audiência no Facebook, Instagram, TikTok, YouTube e potencialmente em muitos outros canais de distribuição.
Ao utilizar o Microsoft Azure OpenAI Service para criar duas ferramentas assistidas (SUM e VID), a Nota Media, empresa americana de notícias, consegue fazer muito do trabalho que seria necessário para otimizar histórias e distribuir na mídia, além de transformar facilmente textos em vídeos envolventes que tem gerado até 10 vezes mais receita.
8- Leitura e gravação de conteúdo
Algoritmos generativos de IA automatizam o processo de criação de conteúdo, permitindo que as empresas gerem artigos, postagens de blog e outros materiais escritos rapidamente. Essa tecnologia garante um fluxo consistente e envolvente para o público.
Porém, experiências de leitura e gravação de conteúdo também tem sido usadas por mais de 15 milhões de usuários em aplicativos como Teams, Word, OneNote e Outlook, permitindo que os usuários leiam um texto em um layout otimizado, de maneira 10% mais rápida e com 50% menos erros.
O USA Today, por exemplo, oferece aos assinantes premium a opção de “Ouvir este artigo” usando serviço cognitivo da Microsoft Speech-to-Text, capacitando o recurso Read Aloud no Immersive Reader, possibilitando alterar a velocidade, o som e até o idioma da voz de leitura.
9 – Chatbots e assistentes virtuais
Esses sistemas inteligentes podem entender e responder às consultas e atendimentos, fornecer recomendações e suporte personalizado, reduzir o tempo de espera, melhorar a eficiência operacional e aumentar a satisfação e a fidelidade do cliente.
Ao usar uma estrutura de chatbot comum junto com o Azure Bot Services, os funcionários da Johnson & Johnson sem treinamento técnico agora criam seus próprios bots para atender equipes e clientes em uma fração do tempo e custo que necessitavam anteriormente.
10 – Inteligência Conversacional
A IA também tem ajudado vendedores ao fornecer insights e contextos de negócios em tempo real e a partir do sistema de CRM, facilitar o compartilhamento e a colaboração de conhecimento, melhorando o envolvimento com o cliente.
A Lufthansa Cargo, por exemplo, usa o Dynamics 365 Sales, Customer Service e Customer Voice para centralizar as informações de seus clientes e remessas. Esta visão 360º oferece dados processáveis ao sistema, melhora serviços e negócios e contribui para uma ótima experiência.
O futuro dos seus negócios ao usar IA
Estes 10 cenários acima representam apenas uma amostra de como usar IA ajuda usuários e clientes a simplificar processos, aprimorar as experiências, impulsionar a inovação e tomar decisões com eficiência, lucratividade e competitividade.
A IA generativa e responsável é boa para os negócios e também clientes. Aproveite o poder do aprendizado de máquina e dos algoritmos para obter vantagem competitiva no cenário digital e rápida evolução de hoje. Para colocar em prática, tirar dúvidas sobre IA e testar o desempenho destas soluções, entre em contato conosco agora mesmo.
Fonte: Azure Microsoft.